logo.png
 

Projetos de Pesquisa 

 

[CNPq 422659/2021-5] - Metrologia voltada à Indústria 4.0: Calibração sem toque (Projeto Universal - Em curso)

 

Descrição: Instrumentos de medição são essenciais para garantir a qualidade nos processos de fabricação nas indústrias. No entanto, a baixa eficiência de produtividade nos processos de calibração é um problema recorrente nos laboratórios, especialmente quando os instrumentos a serem calibrados são analógicos e não possuem uma interface de comunicação integrada. Neste contexto, os sistemas automatizados e por uso de visão computacional podem proporcionar maior precisão, repetibilidade, redução de custos e padronização de resultados. Assim este projeto propõe a exploração de técnicas de visão computacional para automatização do processo de calibração de instrumentos de medição. Para execução destas tarefas o uso de câmeras digitais são essenciais para captura das informações, sejam estas de displays analógicos, digitais ou outra forma de leitura das informações do equipamento a ser calibrado. O uso de processos automáticos para calibração de instrumentos de medição, vão de encontro com a Metrologia 4.0, ou metrologia para Indústria 4.0, no que tange a automação de processos e o oferecimento serviços mais confiáveis, eficientes e customizados. A ideia é que as técnicas propostas sejam aplicáveis aos laboratórios metrológicos para auxiliar os técnicos nos processos de medição dos equipamentos, ampliando a precisão e a eficiência na emissão do certificado de calibração..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Peterson Adriano Belan - Coordenador / José Carlos Curvelo Santana - Integrante / Peter Lubomir Polak - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

[FAPESP - 2017/05188-9] Inspeção visual automática da qualidade de grãos de feijão (AUX. REGULAR - Finalizado)

 

Descrição: Descrição: Neste projeto propõe-se o desenvolvimento de um sistema de visão computacional (SVC) aplicável ao processo de inspeção visual da qualidade do feijão brasileiro. A ideia é que ele seja capaz de classificar os feijões mais consumidos no Brasil, com base na coloração e tamanhos dos grãos, além de identificar os principais defeitos. Desta forma, o SVC proposto poderá ser usado para determinar, de forma automática, a classe e do tipo do produto, que consequentemente impactam no seu preço de mercado. Além da implementação do SVC, pretende-se ainda desenvolver um equipamento de baixo custo aplicável à solução do problema investigado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Peterson Adriano Belan - Integrante / José Carlos Curvelo Santana - Integrante / Sidnei Alves de Araújo - Coordenador / Cléber Gustavo Dias - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.